sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Molho Amatriciana


Molho Amatriciana




Esse molho e as origem sempre foi contendidos entre Roma e Amatrice. Aqui escrevo aquele mais acreditados: a versão que nasceu em Amatrice.

O nome do prato parece derivar de Amatrice, uma cidade na província de Rieti, que era parte do Reino das Duas Sicília. Ao contrário do que se poderia pensar, portanto, que não tem nenhuma ligação histórica com a cidade de Roma no momento da capital Estados Pontifícios, embora muito bem apreciado pelos romanos. Antes de chamar amatriciana, o nome desse molho foi Gricia, mais propriamente Grisha, um nome que parece derivar do povoado de Grisciano no município de Accumoli, onde a antiga cozinha dos pastores era macarrão em branco com bacon fritado e queijo pecorino.  Depois da introdução do tomate Amatrice acrescentou o tomate e deu-lhe o nome de Amatriciana. Os pastores que durante o inverno  costumavam ir a Roma para vender seu leite e carne de ovino e de bovino, então eles trouxeram na capital também a  gricia. A receita original é cuidadosamente guardada no Hotel Institute of Amatrice, que pode ser justamente reconhecida como o "depositário" da receita autêntica.
Os ingredientes da verdadeira Amatriciana: bochecha de porco, limpo e cortado em tiras de cerca de 1 cm de espessura, deve ser refogado em azeite em uma panela de ferro, em seguida, adicionado à calabresa, uma vez que é bronzeado adiciona vinho branco, espera este último  evaporado, giunta os molho de tomate (tomates passados ao processador, sem alho, sem cebola, sem azeite) o molho é cozido lentamente, sal e pimenta são adicionados no final. Cada prato preparado com diferentes procedimentos a partir deste é para ser considerado um prato diferente, como sabor e sabor da verdadeira amatriciana.

Gostou? Deixa um comentario.




sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Espaguete em Pesto de Agrumes

Espaguete em Pesto de Agrumes




4


35 minutos


Media


Vinho branco seco bem gelado


Ingredientes:
  • 500 gr. de Espaguete Massa Caseira da Lina;
  • 10 tomate cereja;
  • 2 batatas media;
  • 1 laranja grande;
  • 1 colher de sopa de alcaparras em conserva;
  • 1 colher de sopa de pistache sem casca;
  • Uma punhada de salsa;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem;
  • Parmesão ralado a gosto;
  • Sal e pimenta do reino moída ou em pó a gosto (seria melhor moída na hora).

Modo de preparo:
Tire a casca das batatas, corte-as em cubos pequenos. Toma uma frigideira, coloco o óleo para fritar, deixa fritar até chegam bem douradas; apague o fogo e reserve no papel absorvente. (Dica: faça isso no entanto que a água ferve, assim as batatadas ficam quentes). Encha uma panela com água (1 litro cada 100 g. de massa), 30 g. de sal, coloque-a sobre o fogo e espere por ferver. No entanto em um processador de alimentos coloca os alcaparras, os pistache, a salsa, a hortelã, a polpa de laranja cortada ao vivo, os tomate cereja e adiciona 2 colheres de azeite, bata até os pistaches são reduzidos em pedacinhos bem pequenos. Toma uma frigideira grande (precisa colocar a massa) coloca a colher de azeite que sobrou e o molho, cozinhe a fogo médio. Quando a água chega ao máximo fervor joga a massa e deixa cozinhar para o tempo escreto na embalagem menos dois minutos. Escorra-a, reservando duas conchas de água de cozimento, e colocá-a na frigideira com o molho, faça pular a massa para dois minutos, se parece seca adicione um pouco de água e mistura, não adicionar mais água até a precedente seja absorvida. Coloca nos pratos, adiciona em cada prato um poucos de cubos de batata, parmesão se gosta.

Bom apetit.

Gostou? Deixa um comentario.


sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Torre degli Asinelli

Torre degli Asinelli (Torre dos Burros)



Torre Asinelli e Torre Giselda, ficam no ponto estratégico de entrada para a cidade da antiga Via Emilia, as duas Torres são a imagem icônica de Bolonha, das mais de 100 torres e torres de casas construídas em Idade Média, hoje, de esta "floresta" a apenas pouco mais de 20 torres.

Eu não quero contar, quando foram construídas, o que é alta etc.etc. todas as quais são encontradas em qualquer guia.

Quero falar sobre uma lenda, da Idade Media, que se conta sobre a Torre degli Asinelli.



Era uma vez um fazendeiro que possuía dois burros, para o trabalho árduo nos campos. 

Um dia, enquanto eles tinham a intenção de cavar em uma área isolada, os burros, como loucos, começaram a chutar e, em seguida, cavando cada vez mais insistentemente. 

O homem, maravilhado de tal ardor, sem sucesso tentou parar os dois burros. 

Pouco depois a terra surgiu algo que chamou a atenção do agricultor: um baú, o cara o abriu e, quase teve uma parada cardíaca, era cheio de moedas de ouro e prata, enriquecida com pedras preciosas.

Espantado com o que acabara de ver, o agricultor decidiu mudar o nome este tesouro "o tesouro dos burros". 

Sendo um homem sábio, ele não confiou a ninguém a sorte que tive, nem mesmo sua esposa. 

Mas ele não manteve todo o tesouro para si mesmo, de fato, às vezes deu um pouco mais dinheiro do que o normal para sua esposa para comprar o que era necessário para a família. 

Com o passar do tempo, o seu padrão de vida melhorou, mas sempre com discrição.

Enquanto isso, o filho do fazendeiro cresceu e se tornou um homem de grande cultura e charme. 

O jovem se apaixonou por uma menina pertencente a uma das famílias mais importantes da cidade de Bolonha, totalmente correspondido o sentimento da ela

Eles não tinham ilusões sobre o futuro: muito grande era a diferença social.

Seu amado, foi ao palácio, passou a receber e, finalmente, pediu a mão da menina.

O pai, sabendo origens humildes do rapaz, ele caiu na gargalhada e disse que sim, o casamento teria sido, mas com a condição de que o jovem tinha sido capaz de construir uma torre muito alta. 

O pai da menina era mais do que convencido a se livrar do rapaz, naquela noite, o jovem contou ao pai que imediatamente encontrou a solução. 

Ele entregou-lhe o tesouro que tinha até então zelosamente guardado e, logo que possível, começou a construir a Torre, agora conhecida por todos como a "Torre degli Asinelli".

Gostou? Deixa um comentário.


https://www.linamassaitaliana.com.br/

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Como nasceu o molho limoncello, atum e azeitonas


Como nasceu o molho limoncello, atum e azeitonas



Olha eu usei as fettuccine mas poderia ser também espaguete ou outra, não aconselho massa recheiada.

Junta a meu esposo somos produtores também de limoncello caseiro. 

Queria encontrar um jeito de utilizar esse licor nas receitas. Procurei nos livros de receitas e, na verdade não encontrei, nada. 

Então comecei a pensar, o limoncello é cítrico então precisa colocar coisas que cortam, pensei no atum enlatado em óleo, depois ele é doce então preciso de uma coisa que corta a doçura, pensei nas azeitonas verdes. 

Pronto vamos nessa, experimentei e gostei. 

Indo para uma cliente a fazer o Chefe em domicilio, ela me pediu fettuccine com um molho diferente que se destacava das os tradicionais Alfredo, Bolonhesa, Vermelho simples. 

Cozinhei as fettuccine com esse molho, foi um sucesso, isso me fez decidir de colocar essa receita no meu blog.

Gostou? Deixa um comentáriohttp.



Lenda do Peixe Brilhante

A leda do peixe brilhante (de Mariano Cheli) Um camponês, muito pobre, um dia, muito tempo atrás, foi parado para um homem que deci...