sexta-feira, 25 de maio de 2018

Boca da Verdade


Boca da Verdade (Mascherone)





Alguem diz que era a tampa do poço sacro do templo de Mercurio, onde os antigos comerciantes romanos juravam a honestidade deles na compra venda das mercadorias e se purificavam por seus perjúrios. 

Para confirmação dessa hipotese existe a lenda da idade media que conta que quem diz uma mentira ficando com a mão na boca do Mascherone, ele morde cortando a mão do mentiroso.
Ela fica na Praça della Bocca della Veritá dabaixo do pórtico da Igreja de Santa Maria in Cosmedin.   



Em uma lenda do século XV, que circulou nos contos populares, falou de uma mulher infiel, conduzida por seu marido, com razão de suspeitar, a Boca da Verdade para ser submetida ao ensaio, ela conseguiu salvar a sua mão com um truque.  

A mulher incriminada pediu a seu amante para apresentar-se no dia em que ela iria ser submetida à prova e, fingindo loucura, abraçou-a na frente de todos. 

O amante executado perfeitamente como ela pediu. 

Então a mulher na hora de colocar a mão na boca, poderia jurar tranquilamente sendo abraçada em sua vida apenas por seu marido e por o homem que toda a gente viu. 

Tendo falado a verdade, a mulher conseguiu retirar a mão da boca terrível sem dano, embora ela era culpada de adultério.

O nome "Boca da Verdade" apareceu em 1485 e a escultura permaneceu desde então, constantemente mencionado entre a curiosidade da Roma, vindo freqüentemente reproduzidas em desenhos e gravuras. 

A partir disso, derivam que foi originalmente localizado fora do pórtico da igreja. 

Ele foi transferido para a varanda com a restauração desegiada pelo Papa Urbano VIII Barberini em 1631.

Gostou? Deixa um comentario.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lenda do Peixe Brilhante

A leda do peixe brilhante (de Mariano Cheli) Um camponês, muito pobre, um dia, muito tempo atrás, foi parado para um homem que deci...