sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

O Inoportuno

O importuno




Logo acima do banco onde se sentam os turistas, para a direita da parede principal do Palazzo Vecchio, atrás da escultura de Hércules e Caco, é o mais famoso dos vestígios antigos n as pedras monumentais de Florença. 

Se olhar com cuidado você vê um rosto delineado, esboçar um retrato verdadeiro, que é acreditado para trabalhar por nada menos que Michelangelo. 

Claro, as circunstâncias deste trabalho original "na parede" são para força excepcional, proferida, no entanto, em duas versões contraditórias, como muitas vezes acontece com as obras que entraram na tradição popular. 

A primeira versão que conta a história de um cara que tinha o hábito de importunar Michelangelo fazendo propostas sem sentido ou contando histórias longas chatas e repetitivas. 

Um dia, quando o artista tinha com ele um martelo e cinzel, ele gravou o rostro dele em uma pedra, e fê-lo segurando as mãos atrás das costas, enquanto ouvia o importuno, ao virar da esquina do prédio fingindo ouvir.


Existe é também uma segunda versão do fato, que afirma que o rosto é realmente o de um homem, mas, provavelmente, um condenado.


Alguns crimes, na época, eram de fato punidos com o famoso Pelourinho pubblico. 
A pena era permanecer na praça com a cabeça e as mãos bloqueadas por duas vigas de madeira. 
Normalmente, um sinal foi pendurado no pescoço do condenado, para descrer a falha. Exposto na praça, todos poderiam humilhar e infligir castigos corporais na cara azarado. A punição teve a finalidade óbvia de humilhar o condenado.

O rosto do retrato de modo que seria o de um homem, desconhecido, condenado a esta punição.
Autor do rosto, sempre o grande Michelangelo.


Durante séculos, os florentinos chamam esta figura singular de Michelangelo o Importuno.

Gostou? Deixa um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lenda do Peixe Brilhante

A leda do peixe brilhante (de Mariano Cheli) Um camponês, muito pobre, um dia, muito tempo atrás, foi parado para um homem que deci...