O importuno
Logo acima do
banco onde se sentam os turistas, para a direita da parede principal do Palazzo
Vecchio, atrás da escultura de Hércules e Caco, é o mais famoso dos vestígios
antigos n as pedras monumentais de Florença.
Se olhar com cuidado você vê um
rosto delineado, esboçar um retrato verdadeiro, que é acreditado para trabalhar
por nada menos que Michelangelo.
Claro, as circunstâncias deste trabalho
original "na parede" são para força excepcional, proferida, no
entanto, em duas versões contraditórias, como muitas vezes acontece com as
obras que entraram na tradição popular.
A primeira versão que conta a história
de um cara que tinha o hábito de importunar Michelangelo fazendo propostas sem
sentido ou contando histórias longas chatas e repetitivas.
Um dia, quando o
artista tinha com ele um martelo e cinzel, ele gravou o rostro dele em uma
pedra, e fê-lo segurando as mãos atrás das costas, enquanto ouvia o importuno,
ao virar da esquina do prédio fingindo ouvir.
Existe é também uma segunda versão do fato, que afirma que o rosto é realmente
o de um homem, mas, provavelmente, um condenado.
Alguns crimes, na época, eram de fato punidos com o famoso Pelourinho pubblico.
A pena era permanecer na praça com a cabeça e as mãos bloqueadas por duas vigas
de madeira.
Normalmente, um sinal foi pendurado no pescoço do condenado, para
descrer a falha. Exposto na praça, todos poderiam humilhar e infligir castigos
corporais na cara azarado. A punição teve a finalidade óbvia de humilhar o
condenado.
O rosto do retrato
de modo que seria o de um homem, desconhecido, condenado a esta punição.
Autor do rosto,
sempre o grande Michelangelo.
Durante séculos,
os florentinos chamam esta figura singular de Michelangelo o Importuno.
Gostou? Deixa um comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário