Bom vamos continuar a conversa sobre a massa seca, hoje vamos falar da massa “curta” provavelmente esses formatos não serão todos encontrados aqui no Brasil. A seguir a tabela:
Nessa tabela as explicações não são muitas, a maioria eu não encontrei aqui no Brasil, estou falando do Nordeste, em São Paulo não sei, os formatos que são mais fáceis de encontrar são “rigatoni” “penne” “gomiti” “permanenti” ou “ fusilli” “ruote” talvez, na imagem não está, mas se encontram também “ “farfalle”(borboletas).
A massa curta começou a ser feita na idade media na Itália do Centro-Sul, “rigatoni” e “penne”, no Século XIII em Nápoles e Genova surgiram as primeiras fábricas de massa seca assim inventando novas técnicas de secagem, deste modo a massa poderia fazer viagens mais longas.
Os molhos são os mesmos da massa longa, depois a criatividade de quem cozinha faz o resto.
Alguns molhos se adaptam mais a essa massa, por exemplo, os molhos a base de creme de leite e bechamel, esses tipos de massa podem ser assadas (exemplo torta de rigatoni), a massa curta é mais fácil de comer, não precisa enrolar.
Pode ser feita em caldo de carne ou de galinha, formatos clássicos são estrelinhas, anéis pequenos, borboletinhas e entre outros.
Na prosima vou escrever duas receitas, bem simples que pode fazer com massa curta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário