sábado, 5 de maio de 2018

O Phanteon

o Pantheon


Existem varias lendas sobre esse edifício, aqui hoje vou contar uma.

O Panteão (templo de todos os deuses) é um edifício da Roma antiga, foi construído como um templo dedicado a todas as divindades de todas as religiões.

É o único templo pagão que sobreviveu à destruição dos homens e à fúria dos elementos (as águas do Rio Tevere regularmente o invadiram até 1879).

No início do século VII, o Panteão foi convertido em uma igreja cristã, chamada Santa Maria ad Martyres.

No fosso que corre ao redor do templo está ligada uma lenda de origem medieval. 

Parece que o famoso magico Pietro Bailardo (pessoa imaginaria) tinha garantido a posse do Livro do Comando (o supremo e segredo manual das artes maléficas), entregue a eles pelo diabo por trás da venda da alma. 

Só que, o magico arrependeu-se, usou suas artes mágicas para realizar em um dia só a peregrinação a Jerusalém, San Giacomo di Galiza e, finalmente, para o Panteão. 

Aqui encontrou o diabo, que queria a alma, tal como acordado; mas Bailardo, sabendo a paixão dos diabos para nozes, deu o diabo um punhado de nozes, o diabo ficou distraído e o magico repara rapidamente na igreja, começando a rezar sinceramente arrependido. 

Então, ele salvou-se. 

O diabo, furioso para ser enganado, virou várias vezes ao redor do templo, por dar vazão à sua fúria, e tal era a raiva com que as raças que cavaram o fosso.

Até hoje o fosso ainda é visível.

                                              


Gostou? Deixa um comentário.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lenda do Peixe Brilhante

A leda do peixe brilhante (de Mariano Cheli) Um camponês, muito pobre, um dia, muito tempo atrás, foi parado para um homem que deci...