quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Limoncello



Limoncello 

É um dos licores italianos por excelência, geralmente servido no final da refeição, como digestivo. 

O mais famoso é produzido na costa de Amalfi, em Sorrento e na ilha de Capri. Os componentes são simples: álcool, limão "amalfitano" e açúcar, a cor é amarelo brilhante, mas pode variar se for produzido artesanalmente (dependendo dos limões), o teor de álcool ideal é entre 35 e 50 Vol., geralmente os artesãos são os mais fortes. 

Existem variações: a calabresa, menos doce e com um sabor apimentado, dada pela adição de pimenta calabresa clássica; o da Ligúria, com o uso exclusivo de limões provenientes da Riviera delle Palme ou Cinque Terre.


O nascimento, como muitas coisas, é controverso, alguns afirmam que a receita foi dada diretamente por Zeus (Júpiter) a um homem cujo nome é desconhecido; outros argumentam que os pescadores, já na era da invasão dos sarracenos, beberam o licor para se aquecer nas manhãs frias, outros, no entanto, acreditam que a receita nasceu dentro de um mosteiro para deleitar os frades entre uma oração e outra. 

Uma  versão, talvez a mais verdadeira, no início dos anos 1900, em uma pequena pousada na Ilha Azul, onde a Sra. Maria Antonia Farace cuidava de um luxuriante jardim de limões e laranjas. Ela inventou esse licor.

O sobrinho, depois da guerra, abriu um negócio de restauração perto da vila de Axel Munte.  

A especialidade desse bar era apenas o licor de limão feito com a antiga receita da avó. A verdade, talvez, nunca saberá.  

Além dos diatribes sobre o nascimento deste licor, deve-se dizer que, depois de uma refeição ou de noites quentes, em companhia de esposas, companheiras/os, amigos e convidados, conversando em terraços ou ao beija mar, ou admirando a vista você não pode perder um copo de Limoncello bem gelado para animar a noite.

Gostou? Deixa um comentário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lenda do Peixe Brilhante

A leda do peixe brilhante (de Mariano Cheli) Um camponês, muito pobre, um dia, muito tempo atrás, foi parado para um homem que deci...